Perfil do Profissional Egresso

Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; Compreender, cuidar e educar crianças da Educação Infantil, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual, social e motora; Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas; Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares; Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático- pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

AULAS

As aulas são ministradas por uma plataforma de aprendizagem própria, com diversas ferramentas que possibilitam a interação entre professores e acadêmicos e, permitem a dinamização do processo de ensino e aprendizagem. São aulas ao vivo e gravadas que ficam disponibilizadas na plataforma, de forma assíncrona por meio de fóruns, chat, painel integrado.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, tem como objetivo promover a participação dos acadêmicos em atividades de pesquisa, iniciação científica, tecnológica, cultural e pedagógica para complementar sua formação acadêmica com carga horária de 120 horas.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Gestão Escolar; Orientador Educacional; Professor de Salas multifuncionais Instituições não escolares.

Jornada de Aprendizagem

Didática Geral – 80h
Linguagem, Comunicação Oral e Escrita – 80h
Tecnologias da informação, Inovação e Ambientação EaD – 80h
Introdução a Sociologia – 40h
Matemática e Estatística Básica – 40h
Práticas Integradas – Tecnologia e Educação – 50h
Linguagem e Produção Textual – 80h
História da Educação – 80h
Metodologia Cientifica – 80h
Introdução a Antropologia – 40h
Introdução a Filosofia – 40h
Práticas Integradas – O Espaço Escolar – 50h Currículo e Escola – 80h
Planejamento e Avaliação Escolar – 80h
Estatística Aplicada à Educação – 40h
Psicologia do Desenvolvimento – 40h
Políticas e Legislação Educacional – 40h
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil – 80h
Identidade Docente e Ética na Educação – 80h
Movimento e Ludicidade – 40h
Psicologia da Aprendizagem – 40h
Orientação de Estágio Supervisionado na Educação Infantil – 40h
Práticas Integradas – Educação Infantil – 50h
Teoria e Metodologia da Alfabetização – 80h
Fundamentos e Metodologia do Ensino Fundamental – 80h
Cultura e Identidade Regional – 40h
Literatura Infantil e Juvenil – 40h
Orientação de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – 40h
Práticas Integradas – Alfabetização e Letramento – 50h
Teoria e Metodologia da Língua Portuguesa – 80h
Teoria e Metodologia da Matemática – 80h
Teoria e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos – 40h
Pedagogia em espaços não-escolares – 40h
Arte e Educação – 40h
Práticas Integradas – Gestão em Espaços não-Escolares – 50h
Teoria e Metodologia da História e Geografia – 80h
Teoria e Metodologia das Ciências Naturais – 80h
Teoria e Metodologia da Educação Especial – 80h
Educação Escolar Indígena – 40h
Trabalho de Conclusão de Curso I – 40h
Práticas Integradas – Educação Inclusiva – 50h
Fundamentos Metodológicos da Gestão Escolar – 80h
Fundamentos Metodológicos da Coordenação Pedagógica – 80h
Tecnologias e Softwares Educacionais – 80h
LIBRAS – 40h
Trabalho de Conclusão de Curso II – 40h
Práticas Integradas – Organização do Trabalho Pedagógico – 50h

Coordenadora do Curso

Rosangela Viana

Mestrado em Sociedade e Fronteiras pela UFRR (2015-2017), Especialista em PROEJA pela IFRR(2009), graduada em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (1999). É professora Efetiva da Rede Estadual de Ensino de Roraima- SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO DE RORAIMA - SEED. Atuou no período de 2017 a 2019 como formadora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima - CEFORR na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/Memorial) do Magistério Indígena Tamîkan, trabalhando também na formação continuada de professores da Rede. Hoje é Chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos - DIEJA/SEED



ID Lattes: 3968890869710600